Baseando-se em sua experiência com o conteúdo disponibilizado no BlogQuest de Cartografia Escolar, como você avalia suas contribuições para a formação do professor de geografia no contexto da mediação didática no ensino básico? Além disso, quais potencialidades e fragilidades você identifica no BlogQuest enquanto processo formativo voltado para docentes em geografia?
IRACEMA:O BlogQuest é uma ótima ferramenta e com um grande potencial para transformar a prática docente no ensino básico, proporcionando recursos inovadores e metodologias que favorecem o estudo da cartografia. Para maximizar seu impacto, seria interessante investir em estratégias que ampliem o acesso a tecnologia e ofereça um suporte direto aos professores. No mais, o site é muito completo e com um acervo robusto, foi muito bem elaborado pelo criador.
ABAPORU:
Concordo com você, IRACEMA!!! Apesar de uma excelente estratégia e iniciativa, ainda necessitamos da ampliação no que se relaciona ao acesso aos recursos tecnológicos no contexto da educação básica. Acredito que a partir de iniciativas como o Blog essa necessidade ganhe ainda maior ênfase indicando caminhos possíveis e que precisam fazer parte da realidade de estudantes e professores.
Concordo com você, IRACEMA!!! Apesar de uma excelente estratégia e iniciativa, ainda necessitamos da ampliação no que se relaciona ao acesso aos recursos tecnológicos no contexto da educação básica. Acredito que a partir de iniciativas como o Blog essa necessidade ganhe ainda maior ênfase indicando caminhos possíveis e que precisam fazer parte da realidade de estudantes e professores.
CAMBUQUIRA: O BlogQuest oferece materiais ricos que estimulam a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras e o uso de recursos tecnológicos no ensino de cartografia, aspectos essenciais para tornar o ensino mais atrativo e acessível aos alunos do ensino básico. Acredito que as contribuições para a formação de professores no contexto da mediação didática são significativas. Além disso, a plataforma promove a integração entre teoria e prática, oferecendo exemplos e atividades que podem ser adaptados à realidade das salas de aula. Gostei bastante do conteúdo, muito bem elaborado!!
Café: Tive essa mesma percepção Cambuquira, o blog traz propostas de atividades que podem se adaptar a qualquer público. São propostas que podemos mudar o foco, o objeto de estudo e ainda continuar na perspectiva da abordagem escolhida, inclusive as cartografias se encontram no decorrer do estudo, por exemplo, uma atividade como a cartografia colaborativa pode ser trabalhada na ideia da artística, da sonora, da afetiva e outras.
E os projetos inspiradores, por exemplo, trazem vídeos que mostram projetos de extensão, de estudantes do ensino básico, da arquitetura e outros perfeitamente adaptáveis à sala de aula.
Antropofagia: Concordo com você café, as propostas são ótimas para qualquer público, e além de abordadar as diversas possibilidades de estudar a cartografia ainda nos da sugestões para se trabalhar em sala de aula.
ABAPORU:
Certamente, CAFÉ!!!! Conhecer as experiências dos colegas nos permite adaptar as estratégias ao nosso público, afinal sabemos que cada realidade é única e precisa ser analisada cuidadosamente por nós....
Certamente, CAFÉ!!!! Conhecer as experiências dos colegas nos permite adaptar as estratégias ao nosso público, afinal sabemos que cada realidade é única e precisa ser analisada cuidadosamente por nós....
Café: O BlogQuest é um espaço de aprendizagem dinâmico, não é cansativo, além das Cartografias que sugere tem um leque robusto de material pra ser explorado por todos os gostos, como vídeos, artigos e até alguns podcast sobre os temas.
Sobre as propostas de ações, gostei porque não traz passo a passo, mas possibilidades que a gente vai imaginando como seria com as nossas turmas. Também não se prende apenas as ferramentas digitais, observei que sempre é possível pensar em alternativas que dialogue com cada público, inclusive, os que não têm acesso a internet, a dispositivos, a dados móveis e por conseguinte aos aplicativos.
Sobre as propostas de ações, gostei porque não traz passo a passo, mas possibilidades que a gente vai imaginando como seria com as nossas turmas. Também não se prende apenas as ferramentas digitais, observei que sempre é possível pensar em alternativas que dialogue com cada público, inclusive, os que não têm acesso a internet, a dispositivos, a dados móveis e por conseguinte aos aplicativos.
IRACEMA: Como as tecnologias podem ser usadas de maneira mais inclusiva para garantir que todos os alunos, independentemente de sua realidade, tenham acesso a uma cartografia mais crítica e contextualizada?
Café: Bom dia, Iracema! Acredito que o Blogquest traz algumas respostas nesse sentido. O conceito de tecnologia é diverso, pode ser tecnologias sociais, tecnologias digitais e outras e vi um pouco das duas nesse site.
Quanto as tecnologias digitais o blog traz possibilidades do uso do Google mapa ou Earth, do Padlet, do Canva, do audimapa e outros, inclusive, gostei bastante, algumas limitadas para versão grátis, mas viáveis. Porém, sabemos que o acesso a essa tecnologia, por mais que achamos democratizado, ainda tem muita gente sem acesso. Nesse caso, é continuar a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária e resistir em nossas aulas com os recursos que temos.
Quanto as tecnologias digitais o blog traz possibilidades do uso do Google mapa ou Earth, do Padlet, do Canva, do audimapa e outros, inclusive, gostei bastante, algumas limitadas para versão grátis, mas viáveis. Porém, sabemos que o acesso a essa tecnologia, por mais que achamos democratizado, ainda tem muita gente sem acesso. Nesse caso, é continuar a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária e resistir em nossas aulas com os recursos que temos.
ABAPORU:
Boa noite, IRACEMA! Penso na mesma direção que CAFÉ, temos que fazer uso do que é disponibilizado sempre buscando mais avanços. Para isso, é imprescindível que a categoria docente esteja unida pela mesma causa, que perceba a importância da luta por melhores condições de trabalho em todos os sentidos, inclusive no que toca ao acesso às redes.
Boa noite, IRACEMA! Penso na mesma direção que CAFÉ, temos que fazer uso do que é disponibilizado sempre buscando mais avanços. Para isso, é imprescindível que a categoria docente esteja unida pela mesma causa, que perceba a importância da luta por melhores condições de trabalho em todos os sentidos, inclusive no que toca ao acesso às redes.
BODOPITÁ: Acredito que é pertinente o uso consciente de processos e procedimentos na elaboração do que se deseja, passando por etapas como a exploração e problematização do tema de estudo, sua contextualização e por fim a confecção pelos alunos do produto esperado (mapas, maquetes, por exemplo). Além disso, fazer uso de reflexões para compreensão e aplicação de conceitos, leva a realização pelo aluno, tendo o professor como mediador, do desenvolvimento de uma critica sobre a realidade estudada nas aulas de cartografia.
Bodopitá: O BlogQuest proporciona uma boa experiência audiovisual, como material que enriquece o entendimento sobre a cartografia em suas múltiplas abordagens conceituais e de informação que podem ser trabalhadas em sala de aula, no sentido de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Em relação a melhorias, poderia ser disponibilizado na plataforma outros tipos de formato de arquivos que podem constituir um norte de atividades e material complementar para uma melhor vivência e experiência com a cartografia. Os ícones da área principal poderiam ser mais intuitivas, a exemplo de trazer de forma expressa o conteúdo principal.
Antropofagia: O BlogQuest, por se apresentar de maneira rizomática, nos possibilita trabalhar com as diversas modalidades de cartografia escolar ao mesmo tempo. De modo que ao trabalhar a cartografia Decolonial eu posso abordar a Catografia Afetiva, a sonora, etc. Assim, ao eleborar sua aula, o professor pode caminhar por diferentes areas da cartografia.
Antropofagia: O BlogQuest de Cartografia Escolar nos proporciona um aprendizado de forma bastante dinâmica e didática. Trás uma temática muito importante, que é a cartografia e nos envereda por diferenes caminhos, de modo que todos os caminhos se ligam. Ao abordadar a cartografia, trás aspectos que não são tão discutidos nos cursos de formação.
ABAPORU:
Concordo com seu olhar, ANTROPOFAGIA!!
O Blog proporciona visão ampla e conectada das diversas formas possíveis para a abordagem da cartografia. Os conteúdos cartográficos sempre representam um impasse para os alunos e, muitas vezes, para os professores também. Assim, conhecer caminhos diversificados e compartilhados em instrumentos como o Blog nos auxilia bastante em como lidar com esses conteúdos!!! Não deixa de contribuir diretamente com nossa formação!!
Concordo com seu olhar, ANTROPOFAGIA!!
O Blog proporciona visão ampla e conectada das diversas formas possíveis para a abordagem da cartografia. Os conteúdos cartográficos sempre representam um impasse para os alunos e, muitas vezes, para os professores também. Assim, conhecer caminhos diversificados e compartilhados em instrumentos como o Blog nos auxilia bastante em como lidar com esses conteúdos!!! Não deixa de contribuir diretamente com nossa formação!!
ABAPORU:
O BlogQuest se mostra como uma importante ferramenta no sentido de ampliação do conhecimento e compartilhamento de experiências. Penso que iniciativas como esta contribuem positivamente no processo ensino-aprendizagem, bem como surgem no contexto educacional como alternativas ao tão discutido tradicionalismo atribuindo ao processo mais dinamismo e interação!
O BlogQuest se mostra como uma importante ferramenta no sentido de ampliação do conhecimento e compartilhamento de experiências. Penso que iniciativas como esta contribuem positivamente no processo ensino-aprendizagem, bem como surgem no contexto educacional como alternativas ao tão discutido tradicionalismo atribuindo ao processo mais dinamismo e interação!